No último dia 14, a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara realizou, através do setor de Hemodinâmica, o primeiro procedimento de correção endovascular de aneurisma de aorta abdominal complexo pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo a assessoria de imprensa do hospital, esse tipo de cirurgia é raramente realizado devido à sua complexidade, sendo um marco para aquela instituição, e para o setor da saúde regional como um todo.
O ibitinguense cirurgião vascular Dr. Nicolas Fernando Rocha, explicou, através da assessoria do hospital, a importância e os desafios desse procedimento inovador: "Foi necessário um preparo maior da equipe devido à complexidade. Esse tipo de cirurgia geralmente é realizado em hospitais de referência, como o Hospital das Clínicas. Conseguimos realizá-la com sucesso, e o paciente segue em recuperação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva)". O paciente ainda não teve alta, até esta quarta-feira (23), mas está em condição estável e em recuperação.
A cirurgia, que durou 7 horas e 30 minutos, contou com uma equipe multidisciplinar de médicos vasculares e residentes, mostrando o comprometimento e a capacidade técnica do nosso hospital.
A dedicação de toda a equipe envolvida, mais uma vez, revelou a capacidade daqueles profissionais, e a competência do ibitinguense que atua na região, além, do compromisso da Santa Casa de Araraquara com a inovação e o cuidado com os pacientes.