AES Tietê realizará a manutenção programada em seis eclusas das cinco usinas hidrelétricas da empresa no rio Tietê – Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão e Nova Avanhandava (duas eclusas) – a partir da meia noite do dia 4 de janeiro até a meia noite do dia 2 de fevereiro de 2012.
Durante esse período, as eclusas ficarão fora de operação e indisponíveis para os aquaviários, pois serão esvaziadas para checagem, reparos e troca de equipamentos eletroeletrônicos e mecânicos, além de substituição dos sistemas de controle. A manutenção também prevê pinturas e aplicações de produtos anticorrosivos nas tubulações de água, de óleo e nas paredes das câmaras das eclusas.
A manutenção preventiva das eclusas é uma medida técnica que acontece a cada dois anos. A iniciativa está prevista no Plano Plurianual de Manutenções e no calendário de ações de segurança da AES Tietê. Todo o trabalho é previamente compartilhado com a Marinha do Brasil e o Departamento Hidroviário, órgãos responsáveis pela gestão do fluxo do tráfego de embarcações na hidrovia Tietê-Paraná e pela comunicação aos usuários das operações de manutenção.
Segundo Antonio Carlos Garcia, gerente de Operações da AES Tietê, a manutenção bianual das eclusas garante aconfiabilidade e o bom funcionamento dos equipamentos. “A iniciativa é crucial para proporcionar segurança à navegação das embarcações. Como o tráfego na hidrovia fica temporariamente interrompido, fazemos um trabalho prévio com o DH e a Marinha, que já conhece nosso Plano Plurianual de Manutenções e nos apoia durante este processo”, afirma Garcia.
A AES Tietê salienta que a atividade não despeja nenhum tipo de produto químico ou material poluente no rio.
Sobre a AES Tietê – A AES Tietê é a segunda maior companhia privada brasileira de geração de energia elétrica. Com capacidade instalada de 2.600 MW, a empresa possui 9 usinas hidrelétricas e 8 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos estados de São Paulo e Minas Gerais.