Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Família tem uma arara-azul como animal de estimação
Amizade Colorida

  Algumas pessoas estão acostumadas a ver araras somente no zoológico, mas Silvia Regina Prevato Esteves, de 47 anos, e Carlos Eduardo Rehder Esteves, 54, têm uma dessas aves como animal de estimação. Lelo, como é chamado, chegou à residência do casal no final de 2010 e é hoje o queridinho da família.

  Ele foi criado em Goiânia e a Tem Bicho, agência de animais, intermediou sua vinda para Araraquara. A família que o recebeu é dona da loja Agropecuária Mutum, na Vila José Bonifácio, Região Norte da cidade. 

  A arara tem registro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama). 

  Carlos Esteves conta que o amor por animais vem de longa data. "Sempre gostei de animais. Estamos acostumados a ter aves até no trabalho, então foi normal para a gente comprar uma arara de estimação", afirma.

  Lelo pesa cerca de 1,5 quilo é alimentado com ração de papagaio, mas gosta mesmo é de comer frutas. "Ele gosta de maçã, pera, banana, mamão, carambola, manga e várias outras. Ele até se lambusa na hora de comer", conta Esteves.

  R$ 1.500
Este é o preço que o casal pagou pela arara, mas o valor pode variar dependo da estação do ano

Carinhosa

  A arara é tranquila, não machuca os donos e nem os curiosos que querem passar a mão nela. Porém, suas unhas podem arranhar. "Ele nunca bicou a gente para machucar, mas ele é estabanado e não tem noção que sua unha machuca na hora de brincar", conta Silvia. 

  Silvia diz que Lelo é muito carinhoso e, em vez de uma ave exótica, mais parece um cachorrinho em seus braços. "Ele me dá beijinho, fica no meu braço e brinca bastante. Estamos ensinando ele a assobiar e daqui a pouco, ele já vai saber cantar alguma coisa", brinca a dona. 

  O nome foi escolhido por ele mesmo. "Assim que ele chegou, ele se olhou no espelho e falou ‘Lelo’. Então a gente deu esse nome a ele", explica. 

  A intenção do casal é levá-lo para viver na chácara, onde ficará mais livre. "Nós cortamos as penas da asa dele porque temos medo que ele vá para a rua. Mas vamos levá-lo para a chácara e aí ele vai poder voar sossegado", completa.

  O casal possui outros animais — um cachorro, um cavalo e outros passarinhos —, com quem Lelo convive normalmente. E quando não está na loja do casal, ele fica em casa, empoleirado em um galho de árvore.

Supercarinhosa

  A arara é carinhosa e já se acostumou a dar um ‘beijinho’ em Silvia de vez em quando. Além disso, segundo seus donos, Lelo adora brincar nas plantas e também de estar na presença de crianças.

Fonte: Araraquara.com

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546