“Eu comecei hoje (19) a usar as sacolas retornáveis. Acho muito bom, comprei uma agora e tenho outra, vai ser bom para o meio ambiente”, explicou a comerciante Solange Dias de Oliveira, quando fazia compras.
As tradicionais sacolinhas plásticas serão banidas dos supermercados de Ibitinga, a partir do dia 25. Em todo o estado de São Paulo, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) está apoiando a iniciativa, que está sendo realizada em parceria com o governo do estado e as prefeituras. Segundo a APAS, em todo o estado 120 cidades já aderiram a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”.
Antes de começar a prática sustentável em Ibitinga, uma reunião sobre o tema está marcada na prefeitura municipal na próxima segunda-feira 23, às 15h. Irão comparecer proprietários dos supermercados, o presidente da APAS, João Galassi, o diretor de sustentabilidade João Sanzono Neto, e demais coordenadores e gerentes de supermercados da cidade, além da participação do Prefeito Marco Fonseca e do Vice, Dr.Des. Wanderley Racy.
EcoBags
Os supermercados estão disponibilizando caixas de papelão e também vendendo sacolas ecologicamente sustentáveis, como sacolas retornáveis e de papel reciclado, que serão vendidas para os consumidores. A ideia é que eles tragam de casa as próprias sacolas.. A medida irá beneficiar o meio ambiente. De acordo com o Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida) em todo o país foram consumidas 12,9 bilhões de sacolinhas em 2011. De acordo com a APAS, em todo o estado serão deixadas de ser descartadas 2,4 bilhões de sacolas por mês.
Na foto as sacolas retornaveis vendidas elos supermercados.