Ibitinga, Segunda, 25 de Novembro de 2024
Supermercados de Ibitinga deixam de distribuir 3,3 milhões de sacolas plásticas
Reunião com representantes e empresários do setor definiu banir as sacolas plásticas dos supermercados. Prefeitura e Associação Comercial apóiam a iniciativa

  As tradicionais sacolas plásticas não estão sendo mais distribuídas nos supermercados de Ibitinga. Desde o dia 25, 15 supermercados da cidade aderiram a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, promovido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), com o apoio da prefeitura. Em todo o estado, 120 cidades já aderiram ao projeto. Segundo a APAS cerca de 3,3 milhões de sacolinas plásticas eram distribuídas por mês em Ibitinga. Em todo o Estado este número chega a 2,5 bilhões.

    Uma reunião com os empresários do setor ocorreu no paço municipal na última segunda-feira 23. Estiveram presentes, vereadores, empresários do setor de supermercados, secretários municipais entre outros. O vice-prefeito Dr. Des. Wanderley Racy presidiu a reunião, onde um vídeo sobre a poluição do meio ambiente foi apresentado aos presentes. Um termo de cooperação entre os mercados foi apresentado aos empresários e uma comissão foi formada para garantir o sucesso da mudança. Além da APAS e a prefeitura, a Associação Comercial também apóia a iniciativa.

    “No estado de São Paulo 2,5 bilhões de sacolinhas degradam o meio ambiente. Elas entopem bueiros, rios e poluem pastos e cidades. A campanha é de educação e é um chamado para a população. Uma mudança de comportamento”, explicou João Sanzovo Neto, empresário do setor e Diretor de Sustentabilidade da APAS, após a reunião. Para o Secretário de Meio Ambiente Francisco Grillo Júnior, a mudança deve ser além dos supermercados. “A mudança começou com os supermercados, mais o ideal seria que depois as sacolas plásticas fossem banidas de outros tipos de comércio”, comentou Grillo.

 

 

  EcoBags

 

   Os supermercados estão vendendo sacolas ecologicamente sustentáveis e sacolas retornáveis. Os preços vairam de R$ 0,99 até R$ 14,00. A ideia é que os consumidores tragam de casa as próprias sacolas.

     De todos os poluentes, a sacolas plásticas representam 23% dos materiais causadores da poluição. Segundo a APAS, a sacola plástica é produzida de petróleo, pois uma lei impede que sacolas que transporta alimentos sejam recicláveis, o que aumenta a degradação do meio ambiente.De acordo com o Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida) em todo o país foram consumidas 12,9 bilhões de sacolinhas em 2011. 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546