No dia 23 de fevereiro é comemorado o Dia do Rotariano. Formado há 107 anos, o Rotary Club é uma associação internacional de voluntários com mais de um milhão de membros distribuídos em 216 países. É considerado tão importante que até tem uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU (Organizações da Nações Unidas). No Brasil está presente em 5.567 cidades.
De acordo com a presidente do Rotary de Ibitinga, Alceisa Cunha Viana, há em Ibitinga 30 associados. Na cidade, esse clube de serviços contribui financeiramente em alguns projetos em apoio às entidades assistenciais e realiza outros projetos prestando serviços, ou seja, disponibilizando tempo, trabalho e talento em algumas ações em prol da comunidade ibitinguense. Os projetos mais conhecidos do Rotary Club de Ibitnga são: o almoço do Costilhar que ocorre nos meses de agosto, o Enduro Ecológio que neste ano vai para sua terceira edição e já consta no calendário de eventos do município, o apoio à Pastoral da Criança na Vila dos Bancários, o custeio da Equoterapia (método de educação e desenvolvimento psicomotor) para os alunos da APAE e na parceria com o Sindicato Rural no projeto de Alfabetização de Adultos, entre outros (veja no quadro ao lado). Aliás, o programa de Alfabetização de Adultos está com inscrições abertas no próprio sindicato rural. “Nosso papel é ajudar as pessoas que não tiveram oportunidades de ler e aprender, oferencendo oportunidades para que isso ocorra em sua plenitude”, explica a presidente Alceisa sobre o projeto de alfabetização, onde o papel do Rotary é a ajuda com a consulta ao oftalmologista e a aquisição de óculos, para os alunos que descobrem uma dificuldade a mais para serem alfabetizados.
O programa mais ambicioso do Rotay Internacional é o Pólio Plus, campanha global que pretende erradicar a pólio em países em desenvolvimento, como a África e Paquistão. No Brasil e doença está erradicada. Para campanha, uma soma de R$ 450 milhões de dólares já foi arrecadada entre os rotarianos de todo o mundo, sendo que parte desses recursos foi obtida por uma doação expressiva da Fundação Bill e Melinda Gates.
Box
Projetos permanentes do Rotary de Ibitinga
-Alfabetização de Adultos
Projeto do Sindicato Rural que tem o apoio do Rotary Club de Ibitinga. Ensina a ler e escrever para pessoas adultas.
-Equoterapia para os alunos da APAE
O Rotary doou e mantêm os custos de uma égua usada para as aulas. O método auxilia na socialização dos alunos e também ajuda a coordenação motora.
-Apoio à Pastoral da Criança
O Rotary presta assistência social e de educação para as famílias das crianças que assistidas pelo projeto da Pastoral na Vila dos Bancários.
-Costilhar
Um almoço beneficente com a finalidade de arrecadar fundos para manter os projetos e a ajuda às instituições da cidade
-Enduro Ecológico
Tem como objetivo propagar as boas ações em prol do meio ambiente através de uma atividade física.
-Doações para as entidades
Através de parcerias com Rotarys de outras partes do mundo, o Rotary Club de Ibitinga firma parcerias para arrecadar fundos e realizar projetos. Em 2011 a entidade Criança Feliz, por exemplo, foi beneficiada com um aquecedor solar, equipamentos de refrigeração, liquidificador, microondas, entre outros.
-Intercâmbio Cultura de Jovens
Não é um programa de férias. Os jovens vão para outros países e lá devem divulgar como é o seu país e também aprender sobre os países onde estão, além de promover o conhecimento entre os povos, promove amizade.
-Interact
É formado por jovens de 12 à 18 anos. Têm basicamente a mesma função do que o Rotary, como procurar meios de ajudar a sociedade e a comunidade em que vivemos.