Com o objetivo de subsidiar com dados estatísticos e estudos econômicos, foi criado na manhã de ontem, em Araraquara, o Observatório do Desenvolvimento Local no Centro Paulista.
A entidade é fruto de parceria entre o Governo Federal, prefeituras de Araraquara, São Carlos, Descalvado, Rio Claro, Itirapina e Ribeirão Bonito, além das universidades: Federal de São Carlos (UFScar), Estadual Paulista (Unesp) e o Centro Universitário de Araraquara (Uniara), que vai sediar o observatório.
A iniciativa é parte do Programa Brasil Próximo, resultado de acordos entre os governos do Brasil e da Itália, com o objetivo de viabilizar projetos de cooperação com foco no desenvolvimento local.
Segundo a assessora da Presidência da República para Cooperação Internacional, Maria Cristina Lopes, que esteve ontem em Araraquara, serão criados guichês nas prefeituras para pesquisar, com pequenos e médios empresários, o que falta em termos políticas públicas, além de oferecer dados estatísticos em geral.
"Cerca de 50% das pequenas empresas abrem falência antes de completar um ano de existência. O objetivo é reduzir esse número", diz.
Análise
A coordenadora do observatório, Helena Carvalho de Lorenzo, diz que esses guichês devem demorar cerca de seis meses para começar a funcionar, pois uma análise aprofundada sobre os diferentes segmentos produtivos da região deve ser feita antes disso.
Estatísticas
O empresário Marcos Martinelli diz que o Brasil Próximo já contribuiu com a região. Ele conta que os empresários já se baseiam nos primeiros dados para subsidiar decisões, e afirma que essa realidade vai mudar ainda mais. "Precisamos de dados confiáveis dos nossos vizinhos num raio de 100 quilômetros", diz.