A partir do próximo ano a cobrança será realizada com equipamentos mais modernos e baratos, refletindo na redução de custos para os motoristas.
A substituição dos equipamentos será iniciada no próximo ano e deve ser concluída até o mês de novembro de 2014.
De acordo com o coordenador do projeto Ponto a Ponto da Artesp, Giovanni Pengue Filho, com a mudança o motorista pagará apenas pelo trecho percorrido. “É uma evolução de tecnologia que caminha para um novo modelo”.
O Sistema Ponto a Ponto terá antenas instaladas ao longo da via, as quais fazem a leitura automática das tags instaladas nos veículos e registra a cobrança do valor relacionada à distância percorrida. “As estruturas servirão como uma praça de pedágio virtual, sem barreiras e cabines de cobrança. A tecnologia já é utilizada nos Estados Unidos e em alguns países da Europa”.
Além disso, a forma de pagamento também sofrerá mudanças, pois atualmente o usuário paga uma taxa de adesão no valor de R$ 66,72, mensalidade de R$ 11,90 e recebe a fatura online ou via Correio que é debitado na conta corrente ou cartão de crédito.
Ele ainda afirma que o projeto piloto deve ser iniciado com a cobrança pré-paga, sendo que o motorista compra créditos que serão debitados a cada passagem pela praça virtual.
TESTES
Um projeto piloto já está sendo testado na Rodovia Santos Dumont (SP-75), no trecho entre Itu e Campinas.
Os motoristas que desejam participar do projeto podem aderir gratuitamente, sem custo de adesão e mensalidade.
As informações para os interessados estão disponíveis no site www.artesp.sp.gov.br.