Cerca de 25 alunos da 7ª e 8ª série da escola Liceu Yvone Varesche, visitaram na terça-feira 20, o acervo de obras do artista plástico Duílio Galli. O objetivo da visita foi de proporcionar aos alunos um contato com as obras do artista plástico Ibitinguense, para que depois eles pudessem fazer uma releitura das obras em sala de aula.
“Com isso as crianças irão desenvolver habilidades artísticas, além de conhecer técnicas de pintura e produção de telas, o que ainda ajuda os alunos a também desenvolver as habilidades, sensibilidade e percepção do mundo e da realidade”, explica o diretor da escola Dorival Franco Júnior.
Para a professora Patrícia Ferrari, com o exercício os alunos aprendem a explicar e reproduzir o que veem. “Eles estão olhando os quadros e vão reproduzir com a perspectivas deles”, explica a professora.
A exposição foi de intuito educativo e cultural. Os alunos tiveram a oportunidade de saber mais sobre arte. As obras reunidas no acervo de Duílio são compostas por quadros pintados em preto e branco, coloridos e de diversas esculturas. Alguns alunos aproveitaram a ocasião para saber como é o processo de produção do artista, e também o significado e a história de algumas obras.
“A idéia vem em qualquer lugar. Aí eu escrevo num papel e coloco em uma caixinha. Quando quero trabalhar, vou lá e pego”, respondeu Duílio sobre como surge a inspiração.Outras perguntas dos alunos foram sobre os significados de algumas obras. Sobre o quadro “Revolução Industrial”, Duílio explicou que as engrenagens presentes na obra, representa o crescimento econômico através da indústria e como isso afeta o ser humano, que também foi descrito no filme de Charles Chaplim “Tempos Modernos”.
“O que faz o artista não é a sua genialidade mas sim a sua criatividade. Você tem que olhar para si próprio, e doar na obra o que você tem”, explicou o artista sobre como deve ser feito uma obra.