O ibitinguense Paulo Rafael Botter Franco, de 20 anos está prestes a realizar um sonho. Lançar seu primeiro livro. Ainda sem título e faltando parte do final da história, o livro é fruto de um grande esforço e dificuldade: concentrar em uma história um enredo baseado em questões da realidade de uma forma prazerosa, comuns em títulos de grande sucesso mundial. Confira alguns trechos da entrevista que o escritor concedeu ao Jornal Folha de Ibitinga nesta semana.
Folha de Ibitinga: Como surgiu a sua paixão por literatura?
Paulo: Minha família sempre me influenciou a ler livros. Comecei, ainda pequeno, a ler livros de Monteiro Lobato e Sherlock Holmes. Depois fiz umas historinhas de uma ou duas folhas, mas não guardava, jogava fora. Eu não levei muito a sério achei que seria mais um hobby para distrair a cabeça.
Folha de Ibitinga: O seu primeiro livro vai ser sobre o que?
Paulo: Vai ser um romance dramático.
Folha de Ibitinga: Vai se passar aonde?
Paulo:Em uma cidadezinha do interior, mas ainda não está definida o nome da cidade.
Folha de Ibitinga: Um pouco da história você pode falar?
Paulo: É diferente. O livro vai abordar um tema social que é a inclusão social. Na história, o livro vai revelar a dificuldade que as pessoas com algum tipo de deficiência sofrem e também sobre o preconceito.
Folha de Ibitinga: Mas por quê a inclusão social?
Paulo: Hoje em dias todos os meios de comunicações falam sobre isso nos educando, mas ainda assim existe um grande desrespeito na maioria das pessoas.
Folha de Ibitinga: Mas você acha que é possível escrever um livro prazeroso literalmente falando e ao mesmo tempo abordar um assunto tão delicado? Por quê?
Paulo: É possível. O assunto social é abordado conforme vai passando a história. O personagem vai conviver com estas questões, aí outros personagens vão estar ajudando ele, e dessa forma, a história vai abordar este assunto da inclusão social. Não vai ser uma história massante, mas vai dar reviravoltas, tragédias e todos os ingredientes de uma boa história.
Folha de Ibitinga: O livro vai sair quando?
Paulo: Em breve. No momento estou trabalhando na parte final da história, quero um fim marcante, com muitas surpresas, falta por este “ponto final” para a história fechar com chave de ouro.