Será apresentada hoje e sexta-feira a tradicional via sacra no recinto permanente de exposições de Ibitinga, a partir das 20h. A entrada é um quilo de alimento, que será destinado ao Fundo de Solidariedade.
A encenação ocorre desde 1982 e, atualmente, envolve 145 participantes, entre atores e figurantes. Outras duas apresentações especiais já ocorreram nos últimos dias com parte do elenco – uma em Itaju (região de Jaú), em 24 de março, e outra em Ibitinga, no dia 31. “Esta aconteceu pelo segundo ano seguido. Foi em plena rua e com pausas para o padre falar”, conta Robinson Pinheiro, 57 anos, Jesus há três décadas.
Para as encenações desta quarta e sexta, o público pode esperar um figurino remodelado e algumas surpresas, especialmente nos momentos considerados cruciais da ressurreição. “É uma experiência que se renova. Nunca uma apresentação é realmente igual à outra em emoção e desempenho”, afirma o ator.
Mais seguro
Para o empresário Antonio Carlos Feitosa, 33 anos, o desafio é viver o algoz de Jesus. Ele interpreta o prefeito romano Pôncio Pilatos há três anos – personagem que, segundo a Bíblia, ordenou a crucificação. “Sem dúvida, agora estou mais seguro em relação às falas”, comenta Antonio Carlos em referência ao longo texto que precisa ser decorado.
Na encenação de Ibitinga não há dublagens, tudo é ao vivo. Um microfone de lapela é utilizado pelos atores. Para conferir mais realismo ao espetáculo também são utilizadas duas bigas romanas e seis cavalos.
Via Sacra 2012 Ao Vivo
Quando: hoje e sexta, a partir das 20h. Abertura com músicas religiosas. Onde: Recinto de Exposições de Ibitinga – avenida Engenheiro Ivanil Francischini, 14.077, Jardim Eldorado. Entrada: 1kg de alimento não perecível.