Sem dúvida a vacinação do animal de estimação é muito importante, tanto para manter a saúde de seu animal, como manter a saúde de sua família. Com o animal saudável, menor o risco de infecção e de doenças.
De acordo com o Médico Veterinário Renato da Cruz, a necessidade de manter a vacinação em dia aumenta durante o período de calor. Com as chuvas e dias de muito sol, aumenta o calor e a umidade, o que aumenta as chances de infecções e de viroses nos animais, por isso a necessidade de manter sempre em dia a vacinação anual. “É importante lembrar que a vacinação só serve para prevenir doenças” comenta Dr. Renato. O médico lembra que nada adianta e até piora a situação do animal se ele receber a vacina depois de contrair a doença.
O cuidado com a qualidade da vacina e com a necessidade da aplicação ser feita por um Médico Veterinário, também e fundamental. Dr. Renato confirma que 99% das vacinas nacionais infelizmente não protegem os animais completamente. Para o médico o ideal é a vacina importada, onde somente os médicos veterinários têm autorização de aplicá-las.
As doenças mais comuns em animais não vacinados, ou vacinados incorretamente, é uma virose chamada Cinomose (que atinge o Sistema Nervoso Central do animal e causa paralisa e ¨tics¨ nervosos no corpo do animal, principalmemte cabeça e membros.).
E as infecções intestinais (geralmente vírus da parvovirose), que geralmente surgem em cães que se alimentam de comida caseira e filhotes não vacinados. De acordo com Dr. Renato, as rações e vacinas evitam este tipo de problema que podem causar doenças como vômitos, diarréias, entre outras e que por sua vez, provocam baixa imunidade que pode ser uma porta de entrada de viroses.