Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Estudante reúne 5 mil assinaturas em petição
Manifestação ocorre por conta da demora na entrega de produtos importados

 estudante ribeirão-pretano de pós-graduação em direito administrativo Rayan Barizza, 28 anos, já reuniu quase 5 mil assinaturas com uma petição pública criada contra a "Ineficiência da Receita Federal do Brasil e dos Correios". Barizza diz que criou o abaixo-assinado on-line quando percebeu que as compras que fez de produtos importados estavam demorando muito para serem entregues.

Os manifestantes dizem que operações da Receita visando grandes compradores estaria prejudicando quem compra pequenas quantidades.
"A minha encomenda mais antiga tem 99 dias e ainda não chegou. As assinaturas vieram de todo o Brasil de pessoas que enfrentam os mesmos problemas. São encomendas de jogos de videogame, eletrônicos e suplementos, feitas entre janeiro e março, que até agora não foram entregues", diz o estudante.

Segundo Barizza, em quase um mês as manifestações vieram de toda a parte do país continuam crescendo e arrecadando, em média, 100 assinaturas ao dia.

As reclamações são as mais variadas, desde atlelas que compram suplementos alimentares mais baratos no exterior a sapatos de US$ 15 que ainda não foram entregues.

"As pessoas que compram e pagam pelo rastreio do produto ainda conseguem saber onde ele está. No meu caso, comprei no ebay [empresa americana de vendas eletrônicas] e não tenho os rastreios. Isso quer dizer que não sei se vou receber o que comprei", afirma Barizza, que tem cinco compras que ainda não foram entregues e totalizam cerca de R$ 300.

O estudante diz que a petição tem o objetivo de conseguir alguma resposta da Receita Federal que até agora não deu nenhuma explicação para a demora da entrega.

Outro lado

Por telefone, o setor de comunicação da Receita Federal de São Paulo informou que havia encaminhado a solicitação da informação para Brasília e que a resposta seria enviada, provavelmente, nesta sexta-feira (11). Porém, a Receita adiantou que a operação Canal Vermelho não é o motivo para o atraso das mercadorias da petição, porque ela se restringe a um controle e padronização para as compras feitas no exterior por grandes empresas e indútrias.

Nos comentários, a indignação com o trabalho da Receita Federal é geral. "Eu compro roupas, sapatos e coisas que simplesmente não existem no Brasil. Quero ter o direito de adquiri-las e usá-las a tempo dos eventos e desfiles para os quais comprei! Muito obrigado Receita Federal", assina Nina Morena Ferrari Domingues.

A Cidade

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546