Com o frio chegando é preciso ampliar os cuidados com a pele. No verão, a preocupação é com o sol forte, mas no outono e no inverno não pode deixar de lado o protetor solar.
A dona de casa Jaliane Martins dos Reis sabe que quando a pele começa a ficar irritada, é frio. As baixas temperaturas agravam a psoríase. As manchas vermelhas ficam mais fortes e as áreas afetadas secas demais. “Tem de sempre hidratar, passar pomada. Não pode descuidar senão piora. Mesmo com o tratamento, durante o frio ela resseca e machuca”, afirma.
A pele é o maior órgão do corpo e no frio, às vezes, as pessoas só se lembram de colocar um casaco para protegê-la. O que muitas pessoas esquecem é que os cuidados com ela são tão importantes nessa época do ano, como no verão.
Hidratar é a principal orientação do dermatologista João Carlos Pereira. Banhos quentes, vento gelado, muita roupa, ressecam a pele. As consequências chegam em forma de dermatites: coceiras, descamação, manchas. “Os mais afetados são os idosos, porque eles já apresentam uma pele seca, ressecada pela idade e a redução hormonal. Eles têm de ter cuidado acentuado”, explica Pereira.
A advogada Wanessa Borin já esta preparada para o inverno. Ela separou uma parte do armário para os casacos, mas não esqueceu do que considera mais importante: hidrantes para o rosto, para o corpo e mesmo no frio, o protetor solar. “Não é porque não tem sol todo tempo que devemos deixar de usar o filtro solar. Não me vejo sem meus cremes”, comenta Wanessa.
No outono e inverno os médicos recomendam tratamentos estéticos com ácidos, por exemplo. “Essa é a melhor época para fazer os tratamentos de beleza. Nesse período tem uma condição melhor de tolerância e conforto para o tratamento, a recuperação é mais rápida. E nessa época as pessoas não estão indo para a praia ou piscina”, afirma João Carlos Pereira .
A dica mais importante de todas, segundo o especialista, é tomar muita água.
G1