Ibitinga, Segunda, 25 de Novembro de 2024
APAE inaugura Centro de Reabilitação
Depois de adquiridos os equipamentos, o prédio foi outra conquista. Centro de Reabilitação passa ser uma realidade que começou a nascer em 2005

   Foi inaugurado na última quarta-feira 08, o Centro de Reabilitação “Irmão Nicola Lucínio Sobrinho”. O novo espaço conta com 250 metros quadrados e tem capacidade de atender de 15 pacientes. Estiveram presentes na inauguração, o Prefeito Municipal Marco Antonio da Fonseca, o Juiz da 1ª Vara Cível e Diretor do Fórum local, Dr. Roberto Raineri Simão, o Padre Moacir, o Presidente da Loja Maçônica “Estrela de Ibitinga” Dr. Celso Roberto Domingues, o Presidente da APAE Carlos Alberto Bezerro, o Presidente do Rotary Club de Ibitinga Luiz Aguinaldo Granella, o Presidente da Comissão da Chopicanha, senhor Manoel Roberto Alves Lopes, além de vários integrantes das Lojas Maçônicas “Estrela de Ibitinga” e “Acácia de Ibitinga”, Rotary Club, empresários patrocinadores, amigos, parentes dos alunos da APAE e funcionários da Instituição.  

   O prédio foi construído com recursos parciais arrecadados nas Festas “Chopicanha”. Em seu discurso, o Dr. Celso contou a estória do menino que, ao comer um pedaço de bolo, perguntou à mãe quem o tinha feito. A mãe respondeu que o bolo tinha sido feito por mais de mil pessoas e diante do espanto do garoto, a mãe explicou que no bolo tinha farinha, que precisou de gente para plantar o trigo, transportar, fabricar a farinha, etc. O bolo continha também açúcar que precisou de gente para plantar a cana, transportar, fabricar o açúcar, etc. Ou seja, é com a união das pessoas que se consegue o objetivo. Este Centro de Reabilitação também foi construído com a participação de milhares de pessoas pois os recursos financeiros usados foram provenientes da realização da Chopicanha que conta com auxílio de dezenas de patrocinadores e milhares de convidados. Portanto, cada um que participou da Chopicanha pode dizer que contribuiu com um tijolinho da construção. Agradeceu os patrocinadores e convidados da Chopicanha. O Dr. José Luiz Martineli Aranas, coordenador da Chopicanha, esclareceu que o nome “Irmão Nicola Lucínio Sobrinho” foi dado em homenagem ao integrante da Loja Maçônica Estrela de Ibitinga devido ao empenho que o mesmo teve para concretizar a sede da APAE na época em que era Prefeito de Ibitinga, na área onde se encontra, fazendo do local, a concentração da assistência social do município. 

   Em 2008 embasados no princípio de parceria, o Rotary Club de Ibitinga, Distrito 4480 e o Rotary Club de Sendai, Japão Distrito 2520 e a Fundação Rotária uniram-se para doar a APAE de Ibitinga equipamentos para uma sala de fisioterapia. Esta parceria com os rotarianos de Sendai começou através de um Intercâmbio de Jovens. Uma intercambiária ibitinguense durante o ano de intercambio no Havaí, 2003/2004 conheceu um grupo de rotarianos de Sendai e solicitou ajuda para a construção da Quadra Coberta da APAE. Em parceira com o Rotary de Ibitinga, Rotary de Sendai, Rotary de Maui e a Loja Maçônica “Estrela de Ibitinga” este projeto tornou-se uma realidade. Formou-se assim uma amizade entre o RC de Ibitinga e o RC de Sendai. Logo após a visita de nossos companheiros japoneses à Ibitinga em 2005, nos unimos novamente para um novo projeto, Projeto dos Equipamentos para a Sala de Fisioterapia. Como os equipamentos precisavam de um lugar adequado a Loja Maçônica Estrela de Ibitinga teve a brilhante iniciativa de construir este espaço. Pessoas e entidades que unidas acreditam em um trabalho em prol de um mundo melhor.

   Estas parcerias e amizades são exemplos concretos do objetivo de Rotary International, estimular e incentivar os rotarianos e as comunidades locais e internacionais para que possam trabalhar juntos para promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio de iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza.

   Segundo a fisioterapeuta da APAE, Patrícia Fodra, os novos equipamentos serão utilizados para promover a integração sensorial, que desenvolve os estímulos sensorial, como tato, equilíbrio coordenação motora, localização espacial, entre outros. Para Patrícia o trabalho com os novos equipamentos irá proporcionar resultados ainda melhores. “O resultado adquirido com o auxilio destes equipamentos podem ser maiores com um espaço de tempo menor, dependendo do limite de cada paciente”, explica Patrícia.   

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546