Ibitinga, Segunda, 25 de Novembro de 2024
Audiência Pública realizada em Ibitinga debate o Plano de Habitação
A segunda audiência sobre o Plano de Habitação revelou a importância do dos investimentos em moradia na cidade

  Na última quinta-feira 24, uma audiência pública sobre o déficit habitacional no município foi realizada no salão paroquial da igreja matriz. Compareceram cidadão futuros mutuários, empreendedores, empresários, representantes da sociedade civil, da OAB de Ibitinga, além de secretários, vereadores, e a população em geral, e do vice-prefeito, Dr. Des. Wanderley Racy.

    O tema da audiência foi sobre o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). O plano tem como finalidade elaborar dados para identificar o déficit habitacional de Ibitinga e também apresentar propostas para a área de habitação. Na primeira audiência, (que publicamos na edição nº 102), realizada no CBI (Clube dos Bancários) dia 10 de outubro do ano passado, o tema foi explicado sobre a necessidade da elaboração do plano e também explicado como funciona a elaboração do plano em suas três etapas (veja o quadro). Agora, na segunda audiência, foram apresentados os diagnósticos do Plano Habitacional de Ibitinga. O plano servirá de base de dados para implantações de moradias populares até 2023.

     Além de diversos dados sobre o setor habitacional do país e da cidade, o engenheiro da empresa que elaborou o PLHIS, Godofredo Bulhões de Carvalho Brazalotto, explicou em slides cada traço do setor da habitação de Ibitinga. O estudo reuniu diversas informações que revelaram o perfil econômico de Ibitinga bem como também a real necessidade da habitação na cidade.

 

Entrega de casas

     Segundo Godogredo, o estudo feito até esta segunda etapa, revelou que a Ibitinga irá entregar para os moradores este ano um total de 260 residências para famílias de 0 a 3 salários mínimos. Ainda nesta faixa salarial dos mutuários, serão entregues em 2013/2014 mais 978 novas casas.

    Para famílias com renda de 3 a 10 salários mínimos, Godofredo explicou que o estudo identificou que já foram e serão entregues em 2012 um total de 473 unidades, e para 2013 e 2014, serão entregues mais 328 casas. Para este grupo serão ao todo nos anos 801 casas.

    O estudo apresentado aos presentes ainda revelou que de todas as residências aprovada para serem construídas (já entregues ou não) desde 2009, foram em sua maioria foi destinada para famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos, o que representa um total de 978 casas, e 55% do total. Já pra os mutuários com renda de 3 a 10 salários, foram destinadas 45% das residências, que representa um total de 801 casas.

 

   Outras casas

    Todo o estudo e diagnóstico feito sobre a habitação em Ibitinga, que foi apresentado, não incluiu empreendimentos de alto padrão. De acordo com Godofredo Bulhões, este estudo sobre o déficit da habitação em Ibitinga foi voltado para a habitação de famílias de baixa renda.

    “O papel do poder público é voltado para as famílias de baixa renda. Quem está acima deste perfil, como maiores salários, já compram imóveis prontos, ou constroem. Loteamento de alto padrão não foi incluído neste estudo, só para famílias de 0 a 3 salários”, explica.

 

 

 

 

Cromograma do PHLIS

 

 

Primeira Etapa

Proposta Metodológica – atribuição de tarefas a cada membro da equipe, formas de mobilização e sensibilização da população para a participação.

 

Segunda Etapa (já realizada e apresentada esta semana)
Diagnóstico do Setor Habitacional – levantamento de informações para detectar déficit qualitativo e quantitativo. Verificação de áreas que possuam vocação para as Zonas Especiais de Interesse Social, (terrenos) e das legislações vigentes na área da habitação, criando novas leis ou alterando as já existentes, quando necessário;

Apresentar todos os dados

 

Terceira Etapa

Estratégias de Ação – análise das formas de enfrentamento do déficit, quais os programas disponíveis pelos governos Estadual e Federal.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546