Ibitinga, Segunda, 25 de Novembro de 2024
O dia do Arquiteto e do Engenheiro é comemorado neste sábado
O arquiteto e urbanista, Perseu Tucci Filho, fala sobre a importância e os desafios da profissão

             Planejar o uso do espaço, para fins residenciais, industriais, comerciais e público é sua tarefa. Utiliza-se de diversos recursos técnicos e artísticos para elaborar um projeto arquitetônico.  Ele é o profissional que define materiais, acabamentos, técnicas e metodologias a serem aplicadas na obra. O arquiteto e o engenheiro atuam juntos fiscalizando e executando obras e serviços.

             Com o projeto de um arquiteto ou engenheiro há mais economia na construção, a obra se torna mais rápida, porque o projeto já vem detalhado e não é preciso fazer alterações, economizando tempo. Há segurança na estrutura e nos alicerces, também.

            Neto do arquiteto e engenheiro Rosalbino Tucci, o ibitinguense Perseu Tucci Filho confirma a influência na profissão, que tem percorrido gerações, já que seu pai atuava na área e, posteriormente, sua filha também se formou em Arquitetura e Urbanismo: “Meu avô influenciou meu pai, meu pai me influenciou, tal como, influenciei minha filha. Isso vai passando de geração em geração. Meu pai foi Diretor de Obras da Prefeitura de Ibitinga por muitos anos, e fez muito por nossa cidade; meu avô era formado pela Escola Politécnica da USP, inclusive foi aluno de Ramos de Azevedo.”, conta Tucci.

            A respeito das inspirações de seu avô, Rosalbino Tucci, que projetou o coreto, o chafariz e demais esculturas da Praça Rui Barbosa, entre outras obras, Perseu diz que desconhece o processo que levava à criação de tão belas obras: Sei que ele viajava muito para São Paulo naquela época, ia de trem. Então, trazia muitas idéias novas, fazendo bastante pela nossa cidade.

            Questionado sobre a expansão de Ibitinga, Perseu Tucci Filho declara: “Acredito que a cidade pode se expandir até o trevo, até a rodovia Victor Maida e até a região do Aeroporto, tudo isso num prazo de 20 anos; porém com o dinamismo da atual administração municipal e do empreendedorismo dos ibitinguenses, esse tempo pode ser reduzido”.

            Acerca do ofício de arquiteto, Perseu diz que a profissão deveria ser mais valorizada, já que a importância da Arquitetura na sociedade atual e futura está diretamente relacionada com a qualidade do espaço onde moramos, estudamos, trabalhamos etc. e consequentemente está diretamente ligada à qualidade de vida.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546