No último dia 28 de junho, aproximadamente 85 pessoas se reuniram no sítio de João Minzoni, em Ibitinga, para a realização de um Dia de Campo destinado ao aprendizado das técnicas de produção protegida.
Com a participação de empresas interessadas na divulgação de seus produtos e serviços, o Dia de Campo serviu para os interessados conhecerem, na teoria e na prática, as vantagens deste tipo de prática. Participaram do evento a Plantfort (São Carlos), a Hidroceres (Santa Cruz do Rio Pardo), a Milioni Defensivos Agrícolas, a Coopercitrus (Ibitinga), a Agro-Latino (Matão), a APRIB (Ibitinga), a Câmara Municipal (Ibitinga), a Prefeitura Municipal (Ibitinga) e representantes da CATI de várias cidades (Borborema, Jaboticabal, Itápolis e Eliziário)
O primeiro palestrante, Júnior Basseto, da empresa HidroCeres, focou na produção de mudas e nas tecnologias disponíveis para isso, além da produção de mudas enxertadas.
A palestra realizada por José Carlos di Salvo, engenheiro civil da Plantfort, serviu para informar e tirar dúvidas sobre estufas. O engenheiro falou sobre aumento de produtividade e a transmitância de luz, explicando que quanto mais luz dentro da estufa (quanto mais limpo o plástico) mais as plantas produzem, também comentou sobre os tipos de estufas e seus propósitos, como iniciar a produção em ambiente protegido e a importância do controle de temperatura dentro da estufa. Salvo também comentou sobre a durabilidade da estufa, que pode chegar a 15 anos com a adequada manutenção.
O representante da Agro-Latino, empresa nacional que trabalha com a venda de produtos orgânicos, divulgou alguns fertilizantes (líquidos, em pó e sólidos) que podem ser utilizados neste tipo de plantio e Toninho, representante da Canelas, ensinou como devem ser selecionados e embalados para a venda os pimentões.
No Dia de Campo os participantes, além de receber instruções, também conheceram as estufas de cultivo de pimentões (amarelos, vermelhos e verdes) e tomate. Mais fotos do evento podem ser conferidas na página do Sindicato Rural de Ibitinga, no Facebook.