No dia 24 de junho foi criada a Associação Cultural Maestro Quincas. O objetivo da Associação é desenvolver projetos culturais e buscar recursos para fomentar mais atrações culturais para a cidade, além de criar oficinas de cultura para a população.
Segundo o presidente da associação, Cláudio Donizete Leme, de primeiro momento a criação da entidade tinha como propósito de somente apoiar a Banda Municipal Inácio Correa de Lacerda, mas depois surgiu a ideia de acrescentar todas as formas de cultura, como literatura, dança, teatro, pintura entre outras. “A princípio a associação seria só para fomentar a banda, para mantê-la e também para fazer a manutenção dos instrumentos, mas depois decidimos abranger outras manifestações artísticas”, explicou. Segundo Cláudio, atualmente a banda municipal é composta por 18 integrantes e é gerida somente com recursos municipais, com uma despesa em cerca de R$ 13 mil reais por mês. Agora, com a associação, a banda poderá também receber recursos federais e estaduais.
“Se nós apresentarmos bons projetos, podemos conseguir verbas para atender muitas pessoas, não só a banda. A população carente e também as pessoas com talentos artísticos, poderão ter um local para desenvolver suas habilidades”, explica Cláudio. Segundo o presidente da associação, o carro chefe dos projetos a serem desenvolvidos é um local onde todos poderão receber orientações sobre cultura e participar de oficinas de arte, de dança, música, pintura entre outras.
Agora depois de criada a associação, o próximo passo é registrar a entidade e acertar toda a documentação. Segundo Cláudio, depois da documentação as próximas etapas serão elaborar os projetos e depois correr atrás de verbas. A diretoria está formada da seguinte forma: Cláudio Donizete Leme, presidente, José Ademir Ramos, vice-presidente, Célia Aparecida Corrêa Silva Cobra, 1º secretário, Giacomo Jose Estronioli 2º secretário, Maria Sueli Catarin de Melo, 1º tesoureiro, Antônio Rodrigues Côrrea, 2º tesoureiro. Conselho Fiscal: José Roberto Zani, Benedito Antonio Spósito e Erick Martins de Melo.