Pelo menos 33 pessoas morreram neste ano no Rio Grande do Sul por complicações da gripe A. A Secretaria Estadual da Saúde confirmou mais quatro mortes pela doença desde a última quinta-feira. Dois casos aconteceram em Porto Alegre.
As vítimas na capital foram uma mulher de 46 anos, que não havia sido imunizada e não tinha doenças crônicas e de um bebê de três meses que também não tinha sido vacinado, mas já sofria de uma neuropatia.
Em Cruz Alta, na região noroeste, morreu uma mulher de 45 anos que não tinha doenças crônicas. O quarto caso fatal da gripe A foi confirmado em São Borja, na região sul, de um idoso de 71 anos que sofria de doença metabólica crônica.
O número total de casos diagnosticados de contaminação pelo vírus H1N1 chega a 218,26 a mais do que o número confirmado no balanço de quatro dias atrás. Com o fim do estoque de vacinas na rede pública de saúde, o Governo reforça o alerta para a prevenção.
O coordenador-geral da Vigilância em Saúde da capital, Anderson Lima, ressaltou, nesta terça-feira, que os cuidados com a higiene devem ser redobrados.