A AES Tietê, braço de geração do grupo AES Brasil, implantou em suas usinas hidrelétricas um programa de capacitação para formar especialistas em áreas consideradas fundamentais para o setor de geração de energia. Cerca de 81 colaboradores da empresa serão beneficiados com nove cursos, que podem ter duração de até quatro anos.
O programa visa capacitar profissionais da empresa para exercer atividades estratégicas de operação e manutenção nas usinas. Atualmente essas especialidades são raras e muito disputadas no mercado de trabalho. Outro objetivo é fazer com que os novos especialistas se tornem referência dentro das unidades.
Os cursos técnicos, oferecidos em parcerias com fornecedores do setor elétrico, são em eletrotécnica de alta potência (Gerador, Trafo etc.), eletrotécnica de média tensão (Sistemas de proteção), eletrônica (Sistemas de excitação), eletrônica em automação, mecânica pesada, mecânica em tubulações, hidráulica e pneumática, segurança de barragem e manutenção civil e planejamento de manutenção, além de curso para coordenadores em manutenção, planejamento e usina. Cada especialização terá como tutor um engenheiro gestor de área, que será o responsável por grande parte das atividades práticas.
Segundo o diretor de Operação e Manutenção da AES Tietê, Ítalo Freitas Filho, a empresa investe no desenvolvimento profissional dos colaboradores para valorizar os talentos internos e oferecer novas oportunidades de trabalho. “As equipes escolheram os cursos por afinidade, e os alunos do projeto estão motivados porque irão trabalhar com aquilo que gostam”, afirma Freitas Filho.
O diretor ressalta ainda que a capacitação dos colaboradores também vai otimizar os trabalhos nas usinas. “Hoje, são os engenheiros que possuem os conhecimentos específicos. Com a capacitação, novos profissionais poderão contribuam com maior efetividade na operação e manutenção das usinas, reduzindo os riscos de paradas não programadas e aprimorando o sistema de gestão de ativos da empresa”, destaca o executivo.
Iniciado em abril deste ano, o programa já apresenta resultados positivos. “Notamos uma melhora significativa nos sistemas de controle das usinas hidrelétricas”, comemora Freitas. As aulas de capacitação acontecem em Bauru, Barra Bonita, Bariri e em Itajubá (MG).
Sobre a AES Tietê - A AES Tietê é uma das mais eficientes geradoras de energia elétrica do país. Com capacidade instalada de 2,66 GW, a empresa possui 9 usinas hidrelétricas e 10 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.