Reunir amigos em um piquenique no parque ou mesmo na pracinha do condomínio é um programa perfeito para as férias escolares. Escolher alimentos saborosos e nutritivos torna-o saudável.
A nutricionista Lícia Vendruscolo sugere resgatar receitas caseiras que contenham vitaminas, fibras, carboidratos e proteínas. "Vai garantir energia, e hidratação para a criança curtir a tarde de brincadeiras", diz.
As frutas e sucos devem sempre compor a toalha do piquenique até para agregar cor, já que a criança come com os olhos. "Procure frutas práticas e pequenas, como morango e banana ouro. Outra opção é levar potinhos de saladas de frutas", sugere.
Os sanduíches naturais em pão branco, com recheios ricos em fibras, como frango desfiado com cenoura ou pasta de creme de queijo, alface e tomate (retire a semente para conservá-lo por mais tempo), são ótimas opções. "As receitas de liquidificador também são práticas e nutritivas, como a torta de frango com legumes e queijo", diz.
Como bolinhos não podem faltar, Lícia recomenda dar preferência aos feitos com farinha integral, aveia, quinoa e amarante, ou mesmo o de cenoura caseiro.
A culinarista Edivânia Reis, da Nita Alimentos, comenta que o piquenique pode se tornar ainda mais especial se a criança participar do preparo dos alimentos. "É um momento em que a família pode se reunir e os pais ensinarem as crianças sobre os alimentos de forma divertida", diz.
Evite na sua cesta de lanches
• Alimentos industrializados. Prefira os caseiros, já que será um dia em contato com a natureza
• Refrigerantes, pelo teor de açúcar, conservantes e sódio
• Temperos que estragam facilmente como maionese e creme de leite
• Sucos cítricos que amargam, principalmente os batidos com casca
• Bolachas e bolinhos recheados e industrializados
• Salgados fritos, que têm alto teor de gordura e levam a criança a se saciar rápido
• Pirulitos, balas e chocolates, pelo açúcar
Tribuna Impressa