A fiscalização do Ipem (Institutos de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) em Ibitinga resultou em duas autuações. Um posto de combustível e um açougue foram autuados por estarem irregulares com os seus equipamentos. A fiscalização ocorreu neste mês em estabelecimentos comerciais e industriais. O objetivo da fiscalização é verificar instrumentos de pesar e medir, como balanças, bombas de combustíveis, radares, metro comercial, por exemplo. Uma vez estes equipamentos estando desregulados, e lesando o consumidor, o estabelecimento é autuado.
De acordo com o fiscal Renato Médici Veronezi, o instituto verifica os instrumentos uma vez por ano ou após reparos efetuados por mecânicos credenciados ou até mesmo por solicitação do próprio comerciante. Para este controle, o Ipem coloca um selo na balança ou outro instrumento, informando a aprovação daquela verificação. No caso de irregularidade no instrumento, apenas o equipamento é interditado. “Todo instrumento verificado tem uma tolerância para ser aprovado ou reprovado e se essa tolerância estiver contra o consumidor, o instrumento é interditado e o estabelecimento autuado”.
Para o Delegado Regional do Ipem de Araraquara, as fiscalizações ocorrem visando proteger os consumidores. “A importância da fiscalização é dar a população mais segurança no ato da compra com relação as medições comerciais”, explicou o delegado por meio de nota.
Pelo tamanho da cidade, mesmo sendo apenas dois estabelecimentos autuados, comparando com o ano passado as interdições de instrumentos foram as mesmas em quantidade. Este ano estavam irregulares aparelhos de um posto de combustível e um açougue. Em 2011 foram um mini mercado e também outro posto de combustível.
A Delegacia Regional do Ipem/SP de Araraquara fiscaliza 43 cidades da região, entre elas Ibitinga. Qualquer dúvida: www.ipem.sp.gov.br – Ouvidoria: 0800-0130522 – IPEM/SP (16) 3336-2302.