O Cartório Eleitoral de Ibitinga está convocando cidadãos para trabalhar como mesários. Segundo o chefe do cartório, Conrado Caetano Ferraz, serão ao todo quatro mesários para cada Sessão Eleitoral, que ocuparão as vagas de presidente, 1º mesário, 2º mesário e 1º secretário.
Ao todo, o colégio eleitoral de Ibitinga tem 116 Sessões. Para preencher todas as vagas, serão necessários 464 mesários. Para ocupar os cargos no dia das eleições, os mesários convocados receberão um treinamento, onde aprenderão o que pode e o que deve ser feito, além de manusear a urna eleitoral, permitir atendimento prioritário, entre outras coisas. Serão duas turmas de treinamento, às 19 horas nos dias 4 e 5 de setembro, no auditório do Centro Integrado Educacional, no Jd. Natália.
“Este serviço do mesário é de extrema importância, porque ele é a engrenagem que faz com que a eleição aconteça”, explica Conrado. A participação do eleitor no processo eleitoral é essencial e não é a única ocasião em que as pessoas pode colaborar com o Judiciário. Quando são instituídos os Tribunais do Júri, os jurados são compostos por pessoas comuns. “Atuando como mesário ou como jurado, o cidadão presta um serviço para toda a sociedade”, comenta Conrado.