Na terça-feira 01, voluntários doaram 219 bolsas de sangue, na Profª Josepha Maria de Oliveira Bersano. A campanha “Bombeiro Sangue Bom 2012”, ocorreu durante todo o mês de junho e conseguiu bater um recorde em doações. A campanha ocorreu em três dias: no dia 3 e no dia 31 na escola Josepha, e no dia 18 na fábrica do Andreza. Este ano foram doadas o triplo do ano passado. Ao todo em toda a campanha, foram coletadas 650 bolsas. Em 2011 foram 145 e em 2010 foram apenas 89.
Uma equipe do hemonúcleo do hospital Amaral Carvalho de Jaú, onde o sangue foi encaminhado, realizou a coleta dos doadores. Uma triagem foi feita para verificar os possíveis doadores.
A doação contou com doadores de diversas idades. A estudante Bárbara Rodrigues, de 19 anos doou pela primeira vez. “É bom doar porque tem que ajudar o próximo. Eu que estudo na área da saúde, acho muito importante doar”, explicou a estudante de Biomedicina. Outro doador, o auxiliar de escritório, Jean Paulo Felix, acredita que a doação pode salvar vidas. “Eu já doei sangue há quatro anos, sempre para o banco de sangue de Araraquara, e esta é a 1ª vez que faço doação para o hemonucleuo de Jaú. Acho importante porque a doação pode salvar vidas”, explicou Jean.
Como o sangue é usado
“Esse sangue coletado vai ser fracionado em três hemocomponentes: plaquetas, plasmas e hemácias. Dependendo da necessidade do paciente ele recebe apenas o hemocomponente necessário”, explica Dr. Vinícius Borges Grilo, de Jaú, responsável pela coleta. O médico ainda explica que o sangue doado, na grande maioria das vezes, ajudam pacientes em tratamento de anemia, transplantes de medula e quimioterapia contra o câncer.