A Junta Militar de Ibitinga realizou nesta semana, a cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa da Incorporação (CDI), e a entrega da Reservista. Além dos documentos os jovens participaram do juramento à bandeira brasileira.
As cerimônias aconteceram na Faibi (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ibitinga), desde a segunda-feira 27 até a última quinta-feira 30. Além do juramento a bandeira, os jovens participaram sobre uma palestra sobre cidadania. Outras informações sobre como ingressar no Exército Brasileiro também foram ministrados.
Ao todo foram entregues 489 reservistas. Alguns rapazes faltaram nestes quatro dias de apresentação, mas segundo o secretário da Junta Militar de Ibitinga, José Luiz dos Santos, quem não conseguiu ir receber o documento deve ir nos juramentos das cidade vizinhas. “Eles deverão ir, participar da palestra e do juramento, e depois trazer um documento assinado para receber o CDI), explicou José Luiz.
Segundo o delegado do Serviço Militar, o 1º Tenente Sérgio Henrique Drumond da Silva, o juramento à bandeira é importante porque é um comprometimento com o país e caso o Brasil entre em conflito, os jovens serão convocados. Outra observação do tenente nas palestras foi a importâncias das escolhas dos jovens. “Nós não somos frutos dos meios em que vivemos. Nós somos frutos das nossas escolhas”, comentou o tenente do Exército.