Na Casa do Oleiro, uma vez por semana é realizada uma reunião com familiares de dependentes químicos. A entidade sem fins lucrativos, realiza a terapia em grupo com os familiares e um estagiário do 5º ano do curso de psicologia, com a orientação de um psicólogo de uma universidade.
Nas reuniões, os participantes podem expor suas experiências, suas queixas e angústias. Com isso, e de forma dinâmica, os demais membros do grupo, como também o psicólogo estagiário, realizam intervenções que podem vir a ajudar na solução dos conflitos. “A conversa ajuda na diminuição de angústia e também na sensibilização dos familiares quanto ao aspecto emocional que envolve toda a dinâmica de uma família com problemas de dependência química”, explicou o estagiário Luiz Gustavo Cheneri, que coordena as reuniões.
“É importantíssimo as reuniões. O problema da droga não é particular, é da família toda”, explicou o pastor Jorge Luis Torres, diretor da Casa do Oleiro. A ONG cuida de crianças e dependentes químicos. Todas as sextas uma conversa com os dependentes acontece na entidade e aos sábados é a família que recebe ajuda. Alguns dependentes que participam das reuniões são internados e quando eles retornam para o convívio da família, precisam do apoio familiar. “A família tem que estar preparada para lidar com as drogas. Alguns filhos se sentem desabrigados em casa e aí são amparados pelas drogas. Outros têm tudo em casa, mas as amizades oferecem as drogas, por isso a família deve estar preparada”, explica Jorge.
As reuniões para os familiares dos dependentes são realizadas todos os sábados na Casa de Paz, das 9:00 hs às 10:30 hs, numa parceria entre a entidade e a Universidade Paulista de Araraquara. A atividade tem a orientação do psicólogo José Renato Ferreira da Cunha, de Araraquara. Qualquer pessoa pode participar. A entidade fica na rua Sabino do Prado Biondo, 252, Vila Izolina.