O inverno deste ano foi marcado pelos dias quentes e secos. Na última quarta-feira, 19, uma chuva acabou com a estiagem que durou 69 dias. A chuva anterior ao dia 19 foi a do dia 13 de julho, onde choveu 11 milímetros de chuva, segundo dados do Posto de Sementes de Ibitinga, que mede a quantidade de chuvas em Ibitinga.
Antes da chuva que marcou o início da estiagem, no dia 13 de julho, uma de apenas 2 mm de chuva tinha caído no dia 8 daquele mês. Chuva boa de grande intensidade tinha caído só no dia 22 de junho, onde choveu 40 mm.
A estiagem chegou marcar o recorde de 15% de umidade no ar no dia 1º deste mês. Ontem com a chuva o nível atingiu 67%.
Dia da Árvore foi com chuva
O Dia da Árvore, comemorado ontem (21), foi marcado com o início da Primavera e também pelas chuvas. De acordo com o biólogo Luciano Jacomini, da Estação das Flores, as águas das chuvas são insubstituíveis para as plantas, mas a boa umidade do ar também conta. “A chuva de modo geral é favorável para as plantas, tanto pela água com ausências de cloro e outros componentes químicos, como pelo aumento da umidade. A diminuição de temperatura e o aumento a umidade do ar favorece as plantas”, explicou o biólogo que também é especialista em paisagismo.