Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Gastrite nos animais domésticos. Como evitar?
Uma maneira eficaz de se evitar esse problema é sempre oferecer ração de boa qualidade

   O stress e má alimentação podem se combinar em uma perigosa bomba para o estômago dos animais domésticos. Os animais quando submetidos a cuidados excessivos são capazes de gerar dependência e ansiedade. Para piorar, se alimentados com quitutes inadequados, os cães e gatos acabam convivendo cada vez mais com a gastrite.

    De acordo com os veterinários da clínica Toca do Bicho, muitos animais que apresentam o problema de gastrite, comem restos de comida dos donos, sempre temperada e geralmente muito salgadas e gordurosas. Esses alimentos inadequados geram muitos outros problemas além da gastrite, entre eles o apetite que causa no animal uma alimentação em excesso. No entanto, o uso de alguns anti-inflamatórios, reações alérgicas e a ingestão de corpos estranhos também podem desenvolver a doença.

    A gastrite é um processo inflamatório do estômago que quando agravado, gera o que denominamos de úlceras gástricas. Essas são feridas na mucosa do estômago que além de muito doloridas, podem sangrar levando a um quadro de anemia e ainda podem romper o que levaria o animal a morte.

   Além dos sintomas um exame laboratorial é quase sempre necessário para completar o diagnóstico. Nessa etapa, podem ser realizados exames de sangue e um exame de imagem, como ultrassom, raios-X ou endoscopia. O tratamento pode incluir remédios e uma dieta com alimentos pobres em gordura, que facilitem a digestão. Quando se suspeita de que a gastrite é consequência de alergia a algum tipo de proteína, como a da carne bovina por exemplo, deve-se substituir o alimento por outro não reativo. As rações hipoalergênicas são as melhores opções nesse caso.

    A orientação é que quando existe a suspeita de gastrite, o correto é examinar o animal o mais rápido possível. A patologia normalmente responde bem ao tratamento, mas em alguns casos podem levar a  anemias, desidratação e alguns casos mais severos até a morte.

     Uma maneira eficaz de se evitar esse problema é sempre oferecer ração de boa qualidade p/ o animal e não dar resto de comida e alimentação caseira, além de tudo isso manter a vacinação e a vermifugação de seu animal em dia.

 

 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546