Uma empresa indiana se instalará em Araraquara e fará investimento de R$ 1 bilhão na implantação de uma indústria para fabricação de polietileno monoetilenoglicol, substância ecológica feita a partir do etanol da cana-de-açúcar para compor o plástico de garrafas PET para a Coca-Cola. O anúncio oficial será feito hoje, às 11h30, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Segundo o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), a cidade venceu a disputa com Santo André, Paulínia e Sertãozinho. "Foi um trabalho de um ano, com visitas e conversas. Tudo mantido em segredo, já que era uma das exigências", explica.
Segundo ele, esse é o maior investimento no Interior paulista dos últimos tempos. "É um grande projeto de sustentabilidade que a Coca-Cola faz e que dará impacto positivo pelos próximos 50 anos na cidade", acrescenta.
A área que a fábrica comprou, de acordo com o apurado pela reportagem, fica próxima à Sachs e à Estrada Vicinal Francisco José Zanin, no acesso à Rodovia
Washington Luís (SP-310). Na obra, que já será iniciada em outubro, serão gerados mais de mil empregos. No parque fabril, outras 300 vagas serão supridas.
Sustentabilidade
O polietileno faz parte do projeto plantbottle da Coca-Cola, que consiste em ter 30% da substância ecológica presente em todas suas garrafas PET do mundo até 2014.
Esse também será seu mote de marketing para a Copa 2014 e Olimpíadas de 2016. E a fábrica servirá de fôlego para o setor sucroalcooleiro, após a queda na demanda de etanol no abastecimento de veículos.
Empresas indianas têm ‘expertise’ no segmento
Algumas empresas indianas têm experiência no segmento de transformação de etanol em polietileno ecológico. O anúncio oficial da empresa será feito hoje, em São Paulo, mas segundo o apurado pela reportagem, três grupos estão no páreo.
A tendência mais forte segue para a JBF Rak, líder na produção mundial de polietileno. De acordo com a Folhapress, se for esta a empresa, cerca de 80% de sua produção, feita em Araraquara, será exportada. O restante será destinado a uma fábrica de Pernambuco, onde o material será transformado. A Coca-Cola é a detentora da patente. A India Glycols Limited e a Indorama também são do setor e podem ser os futuros investidores na cidade.
Araraquara.com