Pesquisas recentes revelam que, em dezembro, foi registrado o volume de 1.664.294 cheques devolvidos. O número representa um aumento de 4,11% em relação a novembro. Na comparação com dezembro de 2009, o volume foi 9,47% menor. Na comparação por dias úteis, os números foram os mesmos.
Alcides Leite, consultor do Centro de Conhecimento da Equifax, empresa líder mundial em informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, explica que o crescimento das vendas do comércio no período, devido às festas de fim de ano, e as elevações dos juros de algumas operações financeiras contribuíram para o aumento dos cheques devolvidos em dezembro. "Para os próximos primeiros meses, o possível aumento dos juros no comércio deve influenciar o comportamento da inadimplência, provocando um leve aumento", estima.
Quanto ao volume de títulos protestados, os dados mostram que, em dezembro, houve um aumento de 2,10% frente a novembro e uma queda de 0,59%, em relação ao mês de dezembro de 2009. Na comparação por dias úteis, o resultado de dezembro foi 11,22% menor que o de novembro e 4,91% inferior a dezembro de 2009.
O modesto crescimento do volume de títulos protestados em dezembro deve-se ao crescimento das emissões de títulos e aos primeiros efeitos do aumento nas taxas de juros. "Para os próximos meses, o volume de títulos protestados tende a apresentar uma pequena elevação, consequência das restrições monetárias que a equipe econômica do governo deve adotar", reforça Alcides Leite.
Em dezembro foram registrados 692.109 protestos, contra 677.871 registrados em novembro e 696.223 registrados em dezembro do ano passado.