Não conseguir colocar seus anéis logo ao acordar, amanhecer com bolsas embaixo dos olhos, sentir as pernas inchadas ao final do dia ou ficar com marcas do elástico da meia no tornozelo são sintomas da retenção de líquido típica do verão. Além de incômodo, o problema pode até provocar dores. A boa notícia é que a alimentação pode ajudar, e muito, a evitar esse inchaço.
"O equilíbrio entre minerais e micronutrientes na alimentação ajuda a eliminar água do corpo", explica a nutricionista Marina Andrade Freitas de Felício, da Companhia Athletica. O chamado inchaço de verão ocorre porque as altas temperaturas dificultam a circulação sanguínea, problema que se acentua nas pessoas com vida sedentária ou sobrepeso.
O excesso de calor provoca vasodilatação — dilatação das veias —, resultando em inchaço, formigamento e sensação de peso, principalmente nos membros inferiores. "Nas mulheres, a retenção é mais nítida por conta de fatores coadjuvantes como alterações hormonais, uso de medicamentos como corticoides e anticoncepcionais", comenta Marina.
Tribuna Impressa