Foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro, na sede do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, o curso de Processamento Artesanal de Carne Suína, que contou com 18 participantes.
Principalmente através de aulas práticas, o curso reforçou os diversos pratos que podem ser preparados com a carne suína que, normalmente, é consumida assada, refogada ou frita e armazenada em banha ou em geladeira.
Diversificando essas formas de utilização doméstica, o curso ofereceu aos participantes a oportunidade de aprender a elaborar diversos produtos oriundos da carne suína, tais como: lingüiças, costelas defumadas, bacon, toucinho defumado, tender, presunto, pururuca, patê, chouriço, lombo e copa. Alimentos de melhor qualidade e de maior durabilidade.
A aluna Vera Lúcia Castellace participou pela primeira vez dos cursos oferecidos pelo SRI e pretende utilizar o que aprendeu em seu dia a dia. Marluce Bezerra da Silva, costureira, também se interessou bastante pelos ensinamentos e pretende colocar em prática o aprendizado.
A instrutora, Maria de Fátima Caetano Prado, pontuou a importância do curso como alternativa para o produtor rural agregar valor a carne suína produzida e também melhorar a qualidade de sua alimentação. “Nesse treinamento destrinchamos o suíno e fizemos diferentes pratos. Utilizamos um suíno abatido de aproximadamente 60 kg e conseguimos fazer cerca de 50kg de subprodutos da carne. Além de um melhor aproveitamento do animal, melhoramos o tipo de alimento que vai para mesa e agregamos valor à carne suína”, finalizou a instrutora.