Na última terça-feira, seis de novembro, aconteceu o primeiro “Agrodiálogo” de Ibitinga, realizado no Pavilhão Permanente de Exposição através da parceria do Sebrae-SP e do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga (SRI), com o apoio do PAE, CATI e Prefeitura de Ibitinga.
O evento foi dividido em três etapas. Na primeira os participantes receberam instruções sobre o Novo Código Florestal, com a advogada especialista no tema Dra. Samanta Pineda, que explicou detalhadamente as leis que permaneceram no código e as que foram alteradas.
Num segundo momento aconteceram dois workshops. O primeiro com a médica veterinária da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, Arianne Mastrangi Almir, que abordou as exigências para Comercialização de Produtos de Origem Animal no Estado de São Paulo, explicando o que é o Serviço de Inspeção Estadual (SISP), quais os requisitos para registro no SISP e o que são as boas práticas de fabricação. O público interagiu bastante, tirando suas dúvidas quanto a abertura e legalização de um estabelecimento. O segundo workshop foi com a gestora de agronegócio do Sebrae-SP Barretos, Tatiana Cândeu, que abordou o tema ‘Compras Governamentais’, explicando a lei 11.947, que regulamenta a aplicação de recursos passados para o municipio para a agricultura familiar. Na oportunidade, os produtores aprenderam os procedimentos para ter acesso a esse programa nacional de alimentação escolar. “Abordamos como começar, como elaborar um projeto de vendas, o planejamento da produção, a habilitação para o fornecimento de merenda escolar e a chamada questão pública, um item quem gera bastante confusão para os produtores”, afirmou a gestora.
Na última etapa do evento foi realizado o encontro de relacionamento e negócios, onde os participantes expuseram amostras de sua produção, visando uma aproximação entre produtores rurais e compradores (empresas, restaurantes, supermercados, padarias, etc), mas apenas dois interessados compareceram. Ainda assim, o evento contou com vários visitantes.
Segundo a consultora de Agro do Sebrae-SP, Isley Napolitano, o resultado do primeiro Agrodiálogo em Ibitinga foi satisfatório. “De modo geral, atingimos nossos objetivos, tanto com as parcerias firmadas para apoiar o evento, quanto na participação do público. A palestra sobre o Novo Código Florestal foi um sucesso, contou com grande público, o que demonstra o interesse dos produtores de regularizar sua situação e estar em conformidade com a lei”, ressaltou,
Para o presidente do SRI, Frauzo Ruiz Sanches, o primeiro Agrodiálogo foi bastante significativo. “Os esclarecimentos da palestra magna sobre o Código Florestal serviram não só para os produtores rurais, mas também para os moradores das áreas marginais dos rios, de riachos e da represa de Ibitinga onde há vários condomínios. As informações, na sequência, a respeito do processamento de produtos e venda, e sobre compras governamentais, também foram de grande utilidade aos participantes”, enfatizou.