A ‘freada’ nos feriados que caem em dias da semana com possibilidade de prolongamento no ano que vem, na comparação com 2012, traz ânimo novo ao varejo ribeirão-pretano.
A última levada de feriadões de 2012 será na próxima terça-feira (20), por conta do Dia da Consciência Negra. "Os feriados são bons para o varejo, mas os prolongados são menos benéficos porque o consumidor aproveita a data para viajar e isso afeta o comércio", avalia Marcelo Bosi Rodrigues, economista do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista). O próximo ano terá apenas três feriados com possibilidade de ‘emendas’.
Em 2013, haverão menos feriados e pontos facultativos às sextas, terças e segundas. Agora em 2012, foram 12 que geraram fins e começos de semana prolongados. De maneira clara: haverá 70% menos oportunidades de feriados prolongados que em 2012. Em fevereiro, além de o mês ter menos dias, o carnaval envolve 2,5 dias parados em 2013, que são a segunda (11), a terça-feira (12) e metade da quarta-feira de Cinzas (13) e possibilidade de enfocar o trabalho. Em 2013, o calendário está mais ‘generoso’ com o comércio e reduz a capacidade de enforcamento do trabalho, que leva o consumidor de Ribeirão Preto e da região a viajar e com isso penalizar o comércio deixando a compra para depois, conforme interpreta Bosi, do Sincovarp.
O Dia de São Sebastião, por exemplo, em janeiro, que agora em 2012 caiu em uma sexta (dia 20), em 2013 cairá em um domingo. A economia de Ribeirão Preto depende muito do comércio e dos serviços para se manter aquecida. Polo referencial com potencial de consumo para 3,5 milhões de pessoas, com um shopping de grandes proporções em construção e 40 mil empregos gerados apenas no setor comercial, a cidade depende desse movimento.
Não há dados oficiais sobre os prejuízos financeiros que os feriados podem provocar ao comércio local. Se o comércio fecha no feriado ou se abre menos tempo e para um público reduzido, não significa que irá vender em dobro no dia seguinte, e nem que as contas vão diminuir. Pelo contrário, as contas são as mesmas.
A Cidade