No último dia 9, os ibitinguenses André Landim e Dionatam Franco ganharam prêmios importantes para a cutelaria brasileira. A cutelaria, arte de forjar facas é muito apreciada em todo o mundo e no Brasil, o prêmio Roberto Gaeta, do IV Salão Paulista de Cutelaria saiu em duas modalidades para os cuteleiros de Ibitinga. André Landim ganhou o prêmio Melhor Iniciante e Dionatam Franco venceu na categoria Melhor Damasco. Outro prêmio de Melhor Faca Tática ficou com o cuteleiro de Tabatinga André Klen.
A cerimônia de premiação revelou algo inédito: nunca na história do salão houve premiação para professor e aluno, o que aconteceu com o trio. Dionatam é professor de Landim e Klen. Além dessa curiosidade, a premiação foi bem-vinda para Landim. A categoria Melhor Iniciante além de ser muito concorrida, (até mesmo por pessoas de outros países) é uma categoria que cada cuteleiro só pode concorrer duas vezes na vida, o que faz a premiação importante para aqueles que possuem o título.
“Fui e gostei muito dessa experiência, pela satisfação de concorrer e pelo aprendizado que a gente acaba adquirindo. Ano que vem eu vou concorrer com uma faca de caça”, explicou André Landim. Ele está praticando a cutelaria há dois anos e já perdeu a conta de todas as facas que fabricou. A faca que Landim concorreu ao prêmio, como todas as outras, já foram vendidas.
NA FOTO, OS CUTELEIROS PREMIADOS: André Landim, Dionatam Franco e André Klen