Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
CPFL lança novo plano para o verão
Programa da empresa é estratégia para evitar interrupções de energia em época marcada por chuvas, raios e ventanias

O verão se aproxima e, com ele, intensificam-se os temporais que provocam transtornos já conhecidos pelos moradores da região de Bauru. Para enfrentar chuvas, raios e ventanias característicos dessa estação com o mínimo possível de interrupções de energia, a CPFL Paulista lança, todo ano, seu Plano Verão.
A operação, que consiste em uma série de ações de manutenção e investimento em tecnologia, também inclui a ampliação das equipes de plantão nesta época específica do ano. O plano começa em dezembro e segue até março, numa parceria com a prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, as polícias Civil, Militar e Rodoviária, além do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Para esta que é a 17º edição do projeto, a CPFL investiu, ao longo de 2012, aproximadamente R$ 180 milhões em seu sistema elétrico, revisão de processos e sistemas de gestão para melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica nos 110 municípios abrangidos pela regional Noroeste. Em toda a área de atuação no interior paulista, foram investidos R$ 646,5 milhões.

“São melhorias executadas durante o ano todo para oferecer o máximo de conforto aos clientes durante os meses mais críticos, quando as chuvas, os ventos e as descargas elétricas se tornam mais frequentes”, define o gerente regional Francisco Carlos Martins.

De acordo com ele, cerca de dois terços das interrupções de energia são provocados por fatores externos, como raios, colisões de veículos contra postes e objetos que atingem a rede, entre eles pipas, balões e galhos de árvores, por exemplo. O outro terço corresponde a desligamentos programados para que a empresa possa executar obras de melhoria na rede.


Áreas críticas

Entre as áreas mais problemáticas da cidade, o gerente cita as vias de acesso a avenidas e rodovias, além das principais artérias da cidade, onde o fluxo de veículos é intenso. “São onde ocorrem, quase sempre, os abalroamentos de postes. Nos bairros onde existem árvores grandes e antigas, como Jardim Europa e América, as interrupções no fornecimento também são mais comuns”, frisa.

No verão, as avarias se tornam mais frequentes e, por isso, a CPFL lança mão do plano. Conforme explica Martins, nesta época a concessionária elabora escala especial de trabalho, com equipes próprias e terceirizadas de sobreaviso para situações emergenciais.

Por meio de parceria com o IPMet, a concessionaria monitora as condições climáticas em tempo real e posiciona as equipes em localidades estratégicas, de acordo com os alertas de tempestades emitidos pelo instituto. Dentro do programa de investimento permanente, o gerente explica ainda que a CPFL vem ampliando cada vez mais suas redes inteligentes, também chamadas de “smart grid”.

“São equipamentos telecomandados, que possibilita a realização de manobras à distância. Com isso, conseguimos recompor o sistema em menos tempo e isolar trechos com defeito, reduzindo o número de clientes afetados”, detalha.

 

Índices de qualidade

Segundo o gerente regional da CPFL Paulista, Francisco Carlos Martins, a região Noroeste – que tem sede em Bauru e abrange 110 municípios – responde por um dos melhores indicadores de qualidade em fornecimento de energia elétrica de todo o país. Em 2011, cada cliente sofreu apenas quatro interrupções no fornecimento e ficaram cerca de 5 horas sem energia.

Na média em todo o território paulista, os índices de Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor (FEC), foram de 6,76 horas e 5,36 vezes, respectivamente. No País, a média de 2011 foi de 18,36 horas e 11,31 vezes.


Iluminação de Natal

Pelo segundo ano consecutivo, a sede da CPFL Paulista em Bauru, instalada na Vila Pacífico, não contará com iluminação especial de Natal. Conforme explica o gerente regional da concessionária CPFL Paulista, Francisco Carlos Martins, a empresa decidiu suspender a decoração para privilegiar parcerias com entidades assistenciais e empresas da cidade.

“Os recursos que eram utilizados na sede agora são destinados a instituições que trabalham com voluntariado e procuram nossa ajuda para oferecer iluminação nesta época do ano”, frisa. Segundo Martins, não há previsão para retomada da instalação das luzes natalinas no prédio da CPFL.

Jcnet

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546