Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Brasil figura como país que mais censura jornalismo no Google
Censura contra o Jornalismo é mais acentuada nos paí­ses da América Latina como o Brasil
   O Brasil encabeça a lista de países que mais impõe censura ao site de buscas Google, com 398 textos jornalísticos barrados, o dobro do que ocorre na Líbia. A informação é do relatório "Ataques à Imprensa em 2010", apresentado por Carlos Lauría, em evento do Comitê de Proteção aos Jornalistas e Abraji.
 
   Consta também que no final das corridas eleitorais juízes brasileiros emitiram 21 pedidos de censura, segundo uma pesquisa do Knight Center of Journalism, do Texas (EUA), diz o O Estado de S. Paulo.
   O jornalista Carlos Lauría diz que governos não têm uma legislação própria para liberdade de imprensa, portanto encontram formas de censurar jornalistas com base em outros códigos de lei, como subversão ou atos contra interesse nacional.
   Na América Latina, o fenômeno mais grave é o misto de censura e autocensura. México, Honduras, Equador e Venezuela são os países onde, segundo o comitê, os jornalistas vivem momentos mais difíceis. 
   Durante a exposição do relatório, Lauría aprofundou-se no caso da censura imposta ao Estado e lamenta:"É espantoso que num país como o Brasil um dos maiores jornais seja proibido de noticiar um grande escândalo, que envolve figuras políticas conhecidas."
De São Paulo, Lauría vai a Brasília, onde se reunirá amanhã (17) com autoridades do Planalto, da Secretaria das Comunicações e dos Direitos Humanos. Sua agenda inclui uma visita ao Supremo Tribunal Federal.
Fonte: Portal IMPRENSA
 
comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546