No mês de janeiro deste ano 24 novos casos de dengue foram confirmados, segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Ibitinga. Só neste mês, 184 casos de suspeita de dengue foram notificados e destes 128 aguardam o resultado do exame. A região da cidade com mais casos notificados foi o Jd. São Judas. Em 2012, o número total de notificações foi de 651, e destes 332 casos da doença foram confirmados.
De acordo com a coordenadora da vigilância, Simone Zeponi Mello Correa Soares, depois de notificada a suspeita de dengue, o serviço de bloqueio da doença com as inspeções dos agentes de saúde já são realizado nos bairros onde os pacientes moram. Depois, se confirmada a doença, o serviço de nebulização é realizado no bairro. “Toda vez que é feita uma notificação de suspeita de dengue, já é feito o bloqueio com a visita dos agentes”, explica a coordenadora.
Exames
Os casos de suspeita de dengue são notificados para fazer o exame de sorologia. O exame de sangue só é feito após 7 dias do início dos sintomas da dengue. “A pessoa tem que ir colher o exame de sorologia mesmo se ela estiver melhor, mesmo se passar dos 7 dias. Só assim a gente pode saber onde é que estão acontecendo mais casos da doença”, explicou Simone.