Sobe para 82 o número de casos de dengue confirmados em Ibitinga. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Ibitinga, em janeiro foram confirmados 81 casos, mas até a semana passada, esse número era 24 porque os resultados dos exames ainda não tinham sido enviados para Ibitinga. Todos os casos onde os pacientes são notificados, os exames são enviados para um laboratório em Araraquara e ficam prontos dentro de 15 dias.
No mês passado o número de casos notificados foi de 208 casos. Em fevereiro, até o último dia 07, já foram 70 o número de casos notificados. Além dos 82 casos já confirmados, outras 163 pessoas aguardam o resultado do exame para confirmação da doença. A prefeitura enviou um comunicado alertando a população para receber os agentes sanitários.
Cuidados
Além do trabalho de prevenção realizada pelos agentes da Vigilância Epidemiológica, a prefeitura informou que os médicos das unidades de saúde estão aptos para avaliar cada caso da doença. Ainda em nota, a prefeitura informou que é possível identificar se a pessoa está com dengue ou não no mesmo dia, mas ainda assim coleta o sangue e envia para confirmação em laboratório.
O mosquito
Em média, cada mosquito aedes aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. O inseto deposita seus ovos em recipientes, tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água de chuva.
Exames
Os casos de suspeita de dengue são notificados para fazer o exame de sorologia. O exame de sangue só é feito após 7 dias do início dos sintomas da dengue. “A pessoa tem que ir colher o exame de sorologia mesmo se ela estiver melhor, mesmo se passar dos 7 dias. Só assim a gente pode saber onde é que estão acontecendo mais casos da doença”, explicou na semana passada a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Simone Zeponi Mello Correa Soares.