Até a última terça-feira 19, foram para 100 o número de casos de dengue confirmados em Ibitinga. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Ibitinga, nos primeiros dois meses do ano foram notificados 389 casos, e destes 100 foram confirmados e 245 casos esperam confirmação de exames. Apenas 44 casos notificados foram descartados. Todos os casos onde os pacientes são notificados, os exames são enviados para um laboratório em Araraquara e ficam prontos dentro de 15 dias.
Neste mês, a prefeitura enviou um comunicado alertando a população para receber os agentes sanitários. O serviço de nebulização também já esteve em alguns bairros, mas o combate contra o mosquito depende da conscientização da população.
Cuidados
Além do trabalho de prevenção realizada pelos agentes da Vigilância Epidemiológica, a prefeitura informou que os médicos das unidades de saúde estão aptos para avaliar cada caso da doença. Ainda em nota, a prefeitura informou que é possível identificar se a pessoa está com dengue ou não no mesmo dia, mas ainda assim coleta o sangue e envia para confirmação em laboratório.
O mosquito
Em média, cada mosquito aedes aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. O inseto deposita seus ovos em recipientes, tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água de chuva.
Exames
Os casos de suspeita de dengue são notificados para fazer o exame de sorologia, que identifica as plaquetas. Segundo o serviço de Vigilância Epidemiológica, todos os postos de saúde estão fazendo a coleta.