Ibitinga, Segunda, 25 de Novembro de 2024
Programa da USP lança cardápio ideal para amenizar efeitos da TPM
Alimentação balanceada melhora ansiedade, irritabilidade e depressão. Programa ?Meu prato saudável? listou alimentos que combatem sintomas

O programa "Meu prato saudável" desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP) em Parceria a Secretaria Estadual de Saúde listou uma série de alimentos que ajudam a combater os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Segundo os pesquisadores, algumas mulheres no período podem apresentar problemas como ansiedade e irritabilidade, crises depressivas, insônia ou uma confusão mental.

A nutricionista Lavínia Perrota alerta que para a dieta dar certo, a mulher precisa começar a consumir os alimentos indicados pelo menos duas semanas antes da menstruação. “O ideal é que a mulher consuma esses alimentos dentro de dez a 15 dias antes de entrar no período da TPM, porque ele vai aliviar bastante o quadro”, diz.

O cardápio recomendado tem grupos de alimentos como soja e vegetais ricos em antioxidantes, como brócolis, couve flor, couve e repolho. “Eles suprem a necessidade de cálcio”, diz Lavínia.

Outra indicação são comidas ricas em ômega 3, encontradas em peixes como salmão, truta, sardinha e atum, que aliviam a tensão com efeito anti-inflamatório. “Aí também entra a semente de linhaça, o óleo de canola, que em pouca quantidade faz bem para a mulher”, explica.

Para ajudar no controle do hormônio feminino estrogênio, os alimentos ideais são os ricos em fibra, como nozes, frutas e cereais integrais. “A soja é muito bom, ela é fonte de estrogênio, então ela é ideal e as fibras, que são pães integrais, aveia”, relata.

O feijão, as carnes, os ovos e a ervilha, são ricos em triptofano e ajudam a aumentar a serotonina, o que é indicado principalmente para as mulheres que sofrem de cólicas menstruais. “Eles dão aquela sensação de alívio, porque a mulher vai querer buscar o chocolate. Então ela consumindo esses alimentos, vai aliviar aquela sensação e ela acaba não buscando diretamente o chocolate, porque o chocolate, que todo mundo fala que na TPM o pessoal consome, em poucas quantidades não tem problema, mas caso contrário acaba inchando”, afirma a nutricionista.

Para aquelas que sofrem com as cólicas menstruais, outros aliados são leite e vegetais de folhas verde-escuras. “É uma fonte de cálcio, que é o que a mulher precisa nesse período. Lembrando que o leite, é tentar tomar o desnatado, comer os queijos brancos para evitar a questão da gordura”, conclui.

Lavínia também faz um alerta para as mulheres evitarem consumir álcool, café, açúcar, chocolate, carnes gordas e alimentos com gordura. Esse cuidado também ajuda no controle da TPM porque evita desequilíbrios. “O ideal é evitar mesmo, ela passa a ficar mais inchada e é uma alimentação mais gorda. Então, evitar esses alimentos e de preferência tomar bastante água, pode tomar um chá, chá diurético”, finaliza.

 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546