Ibitinga, Segunda, 25 de Novembro de 2024
Sindicato Rural promove curso de Manejo e Tratos Culturais de Rosas

Entre os dias 1º e 03 de abril o curso de Manejos e Tratos Culturais de Rosas foi realizado na cidade de Tabatinga e entre os dias 04 e 06 de abril em Ibitinga. O curso integra a programação 2013 de ensinamentos oferecidos gratuitamente à população através da parceria do sindicato com o Senar-SP. Em Tabatinga foram 17 participantes e, em Ibitinga, 15 pessoas se interessaram.

Através de aulas teóricas e práticas, o curso abordou a história das rosas, além de ensinar sobre a irrigação, adubação, poda, replantio, enxerto e controle de pragas, e também de como iniciar o plantio comercial e a produção de mudas de rosas.
Atravessando os tempos, as rosas foram utilizadas de diferentes formas pelas civilizações. Como medicamentos, símbolo, representando medalhas, condecorações, dinheiro, beleza e amor. Pertencentes à família das rosáceas, são mais de 30 mil variedades de rosas em todo o mundo.

“São plantas híbridas, nascidas de vários cruzamentos, que originaram diferentes tipos e misturas. As roseiras são plantas exigentes quanto à insolação, requerendo grande exposição ao sol e local bem ventilado. Apesar de poder ser cultivada em diferentes tipos de solo ou em substrato, o solo areno-argiloso é o ideal para seu crescimento e desenvolvimento, pois tem boa capacidade de aeração, retenção de água e drenagem adequada, permitindo que o sistema radicular se desenvolva melhor, minimizando problemas com a sinalização”, explica o instrutor Ricardo de Angelis.

A participante Alaine Lopes Porto já fez outros cursos do sindicato e nesse achou interessante o processo de enxerto. Já Adriano Martins aproveitou para aprender a cuidar das roseiras em sua residência. “Não entendia nada de rosas e, pelo que vi, estava cuidando errado delas”, disse. Agora aprendeu a fazer a poda, mudas e enxerto e pretende utilizar os ensinamentos.

Elizete Rita Custódio Nicola gosta muito de rosas e resolveu aprender a cuidar corretamente delas. “Ouvi falar do curso na rádio e resolvi fazer. Foi o primeiro curso que participei e gostei muito. O instrutor mostrou que não é preciso ter muito espaço para construir um jardim e não dá muito trabalho porque só uma vez por ano precisa fazer a poda e, às vezes, colocar adubo e esterco. E um canteiro de rosas na frente de casa dá muita alegria”, ressaltou a aluna.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546