A Vigilância Epidemiológica de Ibitinga confirmou a epidemia de dengue no município. Com 1.131 casos confirmados até a última quarta-feira (03), os exames de sorologia, usados para confirmar os casos de dengue, não estão sendo mais realizados pela rede pública de saúde. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibitinga, Simone Zeponi Correa Soares, Ibitinga já atingiu a cota máxima de exames determinada pelo laboratório que fazia o exame em Araraquara. Para ser considerado um estado de epidemia, o número de casos confirmados deve ser de 300 a cada 100 mil habitantes.
“Agora o diagnóstico está sendo através dos sintomas que o paciente apresenta. Os outros dois exames, hemograma e contagem de plaquetas, estão sendo feitos normalmente nos postos de saúde”, explicou a coordenadora Simone. Segundo ela, o exame de sorologia passa agora só ser feito nos laboratórios particulares, devido a determinação com as normas da DRS (Divisão Regional de Saúde), que determina a quantidade de exames por cada município, baseando-se com a quantidade da população. “Eles fazem um cálculo com a quantidade de população da cidade e chega a um número limite de exames de sorologia”, explica Simone.
Exames
O exame de Hemograma identifica a quantidade de glóbulos vermelhos e glóbulos brancos do sangue do paciente. Com este resultado é possível avaliar o sistema de defesa do paciente. Já o exame de contagem de Plaquetas, avalia a quantidade de plaquetas no sangue e com ele é possível avaliar se o paciente está com risco de ter sangramento ou não, como no caso da dengue hemorrágica. Tanto os exames de Hemograma como o de Contagem de Plaquetas, estão sendo realizados gratuitamente nos Posto de Saúde de Ibitinga e ficam prontos no dia seguinte.