A tradicional Festa de São Benedito já está sendo realizada em Ibitinga por 102 anos. Destes, há 42 anos a realização da festa está sendo organizada por Sebastião Moreale, que em todo dia 13 de maio, comemora junto com a população.
“A festa é uma marca histórica de Ibitinga, cuja renda destina-se às entidades mantidas pela Paróquia do Senhor Bom Jesus”, declara Moreale. “A festa nasceu no meio cultural depois entrou a parte religiosa por causa de São Benedito ser o patrono”, explica. Este ano o evento irá acontecer entre os dias 10 a 19 de maio. No dia 13, na data que comemora a abolição dos escravos, irá ter missa sertaneja e uma batucada, música da cultura afro descendente. Da culinária, a tradicional rapadura, típica da cultura.
A festa que já está inserida no Calendário de Eventos Culturais do Estado de São Paulo e também no calendário municipal, é a segunda mais antiga da cidade, depois da Festa do Padroeiro do Senhor do Bom Jesus. Morelae lembra que em 1911 a data da libertação dos escravos começou a ser comemorada por negros e em devoção ao padroeiro, o também negro São Benedito.