Nesta semana a área central de Ibitinga ganhou 19 novos “bolsões” de estacionamento para motocicletas. Segundo a prefeitura, a medida deve amenizar a falta de vaga para veículos no centro. “O objetivo da criação das vagas foi para impedir que as motos utilizem as vagas de carros”, comentou Dr. Doniseti José Pinezi, Secretário de Trânsito da prefeitura.
Os novos estacionamentos foram criados nas áreas da antiga Área Azul, no quadrilátero entre a rua Bom Jesus até a 7 de Setembro, e a Avenida Dr. Victor Maida até a 13 de Maio. Segundo Pinezi, as áreas criadas são o suficiente para acolher todas as motos que circulam na cidade diariamente.
Fiscalização
No centro existe ainda o desrespeito dos motoristas que utilizam irregularmente as vagas para deficientes e idosos. Para esses motoristas que desrespeitam as leis de trânsito uma lembrança: a Polícia Militar estará fiscalizando e se preciso, estará multando. “Não estamos fazendo uma operação, mas a fiscalização contínua. Onde tem as sinalizações determinando a área, nós vamos fazer a fiscalização”, explica o 2º tenente Adilson José Gardim, comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar de Ibitinga. “A determinação das vagas é da prefeitura e a nossa é a fiscalização” comenta Gardim.
Multa
De acordo o Código de Trânsito Brasileiro, os motoristas que estacionarem em local / horário proibido por sinalização, comete infração média, passível de penalidade de 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), multa de 80 UFIR (R$ 85,13) e sujeito a remoção do veículo.