De acordo com a coordenadora de Nutrição do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, professora mestre Ana Carolina Carneiro, o sal é o grande vilão da hipertensão, pois aumenta a retenção de líquidos, o que dificulta ainda mais a passagem do sangue para os tecidos, aumentando a pressão nas artérias.
“O recomendado é que cada pessoa consuma 6 gramas/dia (aproximadamente 1 colher de chá). Geralmente os hipertensos ou não ultrapassam muito este valor”, alerta.
Além do cuidado com o sal, é preciso evitar o consumo de alimentos com alto teor de sódio como os embutidos, enlatados, sopas industrializadas (pacotinho), conservas, carne seca, bacalhau, temperos prontos, molhos prontos para salada e shoyo.
“O ideal é que sejam consumidos alimentos frescos como frutas, verduras, carnes frescas, temperos naturais (cebola, alho, salsinha, cebolinha e ervas, entre outros)”, recomenda.
A Hipertensão Arterial designa uma elevação excessiva da pressão arterial, acima dos valores de referência para a população em geral, sendo considerada como uma das doenças mais comuns do mundo moderno.
A obesidade, o sedentarismo, o estresse e o consumo excessivo de álcool e sal, associados a uma predisposição hereditária, são apontadas como algumas das causas mais comuns da hipertensão arterial.
A hipertensão é uma doença que se desenvolve lenta e silenciosamente, e é isso que a torna perigosa. Muitas vezes ela não apresenta sintomas, ainda que o coração já esteja sendo prejudicado e é por isso mesmo que todos devem consultar regularmente o seu médico e ter uma alimentação e hábitos saudáveis.
Agência Uniara