Por volta das 10:00 horas da manhã da última quinta-feira 30, o tempo deu uma trégua e parou de chover. Os mais de 300 voluntários rapidamente começaram a preparar os dez quarteirões onde a Procissão de Corpus Christi foi realizada. Segundo a comissão organizadora do evento, este é o 32º ano que as ruas da cidade são enfeitadas com bordados doados pela população, um ritual que começou em 1981, com o Pe. Eutímio Ticianelli e o secretário de turismo Adolfo Rouser. No mesmo ano começou a apresentação da Via Sacra ao vivo.
A procissão com ruas enfeitadas acontece há mais de 40 anos na cidade, e este ano, o tema central da decoração foi a Juventude, que também é o tema da campanha da Fraternidade. Os quarteirões também foram enfeitados por outros subtemas como o Meio Ambiente, o menino Nelsinho Santana entre outros temas sacros. O tema da Juventude é uma alusão a Campanha da Fraternidade deste ano, que também será tema do Encontro Mundial da Juventude, que acontece em junho no Rio de Janeiro com a presença do Papa Francisco.
De acordo com o coordenador geral do evento, e membro da comissão organizadora, Eugênio Coleone, este ano compareceu 20 mil pessoas no evento de diversas cidades. “Seguramente compareceram 20 mil pessoas”, disse. O coordenador ainda agradeceu aos voluntários. “Pela graça de Deus e pela fé, o tempo firmou e os voluntários puderam enfeitar as ruas. Aproveito para agradecer a todos que ajudaram e colaboraram para este evento”, explicou Eugênio. Além das três missas, a procissão e a missa campal que finalizou o evento, a banda Divina Misericórdia animou aos fiéis em um palco em frente a igreja Matriz.
Mais de 1.000 metros de tecidos confeccionados das mais variadas formas, como edredons, almofadas e etc, foram usados nos enfeites das ruas. Entre as doações, 50 cestas básicas foram usadas para enfeitar um dos quarteirões. Todo o material usado nas ruas foram doados para a Associação do Senhor Bom Jesus, que irá comercializar as doações e reverter em receita para o Asilo e a Casa da Criança.
Origem do Corpus Christi
A origem da solenidade de Corpus Christi surgiu no século 13 quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de realçar a presença real do Cristo no pão consagrado. A solenidade foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que é realizada no domingo depois de Pentecostes. No Brasil é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes coloridos e desenhos de inspiração religiosa.
Para ver as fotos, acesse: http://www.folhadeibitinga.com.br/eventos.php?id=134