O comerciante João Cláudio Moço é conhecido pela pastelaria e casa de massas que tem na cidade de Bariri (SP). “Vem gente de Bauru e outras cidades comer aqui, todo mundo conhece a gente”, conta. Mas nesta semana, o comerciante ficou famoso por outro motivo. Na pequena propriedade rural que ele tem para cultivar os produtos usados no restaurante, João colheu uma mandioca de 28 kg.
A raiz espanta também pelo tamanho, quase a metade do corpo de seu João, como é possível ver na foto ao lado. Ele planta mandioca há mais de 10 anos, somente com fertilizantes naturais e sem uso de agrotóxicos, em um espaço pequeno de pouco mais de meio alqueire, o que equivale aproximadamente a 12.100 metros quadrados.
Essa foi a primeira vez que uma mandioca desse porte foi colhida na propriedade dele. “Acho que foi a primeira vez na cidade também, porque eu a trouxe aqui para pastelaria e já veio bastante gente ver”, afirma o comerciante.
O ingrediente é usado em diversos pratos que a família de seu João serve no restaurante como escondidinho de carne seca, croquete de carne seca, entre outros, mas, o comerciante garante que a mandioca de 28 quilos não será usada nas receitas. “Vou deixar ela exposta aqui por 15, 20 dias, depois disso ela já começa a apodrecer e diminuir de tamanho”, completa.
G1