Na terça-feira 04, as comemorações da 1ª Semana do Meio Ambiente de Ibitinga, realizada pela prefeitura, foram marcadas pelo lançamento de dois livros sobre a APA (Área de Preservação Ambiental) de Ibitinga e de soltura de cerca de 84 mil peixes Rio Jacaré Guaçu. O auditório do CIEI (Centro Integrado Educacional de Ibitinga) foi onde aconteceram os lançamentos e também foi palco de palestras.
Os livros APA de Ibitinga, e o Guia de Aves do Pantanal Paulista, do autor das obras Amilcar Marcel de Souza, da Fundação Florestal do estado de São Paulo, tem um cunho educacional e é o primeiro registro oficial sobre os aspectos ambientais da APA de Ibitinga. Amílcar, que é engenheiro ambiental, também é o Presidente do Conselho Gestor da APA de Ibitinga e na cerimônia relatou a importância dos livros para a preservação da natureza e na conscientização das próximas gerações. “Ibitinga está recebendo um presente. Esses livros são os primeiros documentos formais para serem usados na educação ambiental sobre a APA de Ibitinga”, explica. Segundo o escritor, os livros foram elaborados para serem usados na área de educação. “O foco é a educação, e pode ser usado pela população de Ibitinga e também da região”, explica. “Através de um trabalho realizado pela APA de Ibitinga, junto com a Fundação Florestal, foi determinante para a elaboração do livro. Realmente existe a necessidade de melhorar a preservação”, comenta o Secretário de Meio Ambiente Francisco Grillo.
Os livros foram patrocinados pela AES Tietê e foram produzidos em conjunto com a Fundação Florestal e o Governo do Estado, com o Apoio da FAIBI e da APA de Ibitinga.
Município Verde
No evento, o prefeito Florisvaldo Fiorentino explicou que a 1ª Semana do Meio Ambiente de Ibitinga estava sendo um evento determinante, entre outras ações, na conquista do Selo do Município Verde para Ibitinga. Com o Selo, “Ibitinga poderá conseguir junto ao governo federal e estadual, verbas em prol de melhorias para a cidade e para o meio ambiente”, explicou.
Palestras
O evento também contou com palestras explicando todos os aspectos da APA e dos recursos ambientais e quais ações estão ocorrendo no município em prol da preservação dessas áreas. O engenheiro Amílcar, informou em sua palestra que no segundo semestre deste ano, um mini curso será ministrado para os professores da rede escolar. O intuito é explicar os aspectos dos livros, para que eles possam transmitir com propriedade aos alunos todos os registros ambientais de Ibitinga narrados nos livros.
Outra palestra do evento foi da bióloga Sônia Hermsdorff, mestre em ciência ambiental, e gerente de projetos dos programas ambientais AES Brasil. Sônia irá ministrar a Palestra “Programas Ambientais AES Tietê”.